Manifesto

 

Manifesto do Moda Limpa

Somos 3 pessoas interessadas em melhorar a relação entre seres humanos e do ser humano com a Terra, através de boas práticas na produção de produtos de moda. Marina, Kaio e Julio. Prazer em conhecer você.

Acreditamos em tratar bem as pessoas, com cuidado, entender o tempo de cada um. Acreditamos em respeito aos outros e respeito à vida.

Entendemos que as práticas produtivas atuais (2016) da moda são muito prejudiciais ao meio ambiente e às pessoas.

Hoje são retirados do planeta:

  • Insumos renováveis (como algodão e água) em uma velocidade que o planeta não consegue repor.
  • Insumos não renováveis (como petróleo e oxigênio) em uma velocidade igualmente alta caminhando para um esgotamento bem em breve.

Tudo isso com objetivo de produzir uma alta quantidade de produtos que alimentam a economia do consumo excessivo e predatório.

Além do descontrole de retirada das matérias primas, para sua produção também são usados grandes quantidades de agrotóxicos, pesticidas e químicos poluentes e tóxicos ao planeta e ao homem. Deixando o meio ambiente e o trabalhador muito doentes e com graves sequelas.

Em paralelo ao desgaste causado pelo tema “matéria prima” temos também a exploração de pessoas (adultos e crianças) para tornar o trabalho mais rápido e barato. Desde leis trabalhistas fracas ou inexistentes em alguns países, até exploração fora da lei (análoga à escravidão, e trabalho infantil).

E para completar o grupo de práticas prejudiciais, temos o alto índice de descarte de resíduos na produção, e de descarte de produtos (como roupas, calçados, bolsas etc) que são comprados e pouco usados por causa da nossa atual forma de consumo.

Isso tudo sem contar o gasto de energia e água em transporte, ponto de venda e mal uso e manutenção errada das peças de roupa ou acessórios do vestuário.

Ou seja, hoje: produzimos errado, vendemos errado, compramos errado, usamos errado e descartamos errado.

A partir dessa consciência acreditamos que mudar a forma de produzir pode diminuir radicalmente o impacto ambiental e social. E entendemos a importância de incentivar e disseminar o consumo consciente, tanto para o consumidor final quanto para o produtor.

Para isso as empresas, indústrias, prestadores de serviço, enfim, as pessoas, precisam se conectar, se conhecer e se falar.

Para isso existe o MODA LIMPA

Somos uma agenda de fornecimento da moda “do bem”.

Acreditamos em conectar, conversar, trocar experiências. Não temos medo de dividir quem faz coisas boas pra nós. Acreditamos que ninguém vai “roubar” nada de ninguém, que há espaço para muitos pequenos e médios produtores, nascerem e crescerem juntos, e para os grandes produtores mudarem, com escolhas melhores para eles e para o mundo.

Os pequenos produtores podem conseguir evoluir seu trabalho e vender com preços melhores se puderem atender mais clientes, e ganhar mais visibilidade.

Ou seja, quanto mais conexões forem criadas, e quanto mais os contatos de bons fornecedores forem divulgados e trocados, mais gente legal vai fazer coisa legal!

E ao mesmo tempo acreditamos que quem ainda não tem práticas legais com o meio ambiente e o ser humano, pode se espelhar em pessoas que já tem! Aprender e replicar, ou até aperfeiçoar!

Não somos uma certificadora e não exigimos selos e certificados para os contatos da agenda. São indicações, como se você estivesse ajudando um amigo.

A “certificação” da responsabilidade sustentável e ética cabe a cada usuário. E inclusive após trabalhar com o fornecedor incentivamos o usuário a acrescentar comentários sobre a experiência.

Assim os objetivos do MODA LIMPA são:

  • Criar conexões e facilitar o contato entre as pessoas
  • Valorizar e dar mais visibilidade e oportunidade para fornecedores da indústria da moda com foco em sustentabilidade e ética
  • Incentivar a circulação de produtos e o trabalho de profissionais mais sustentáveis e/ou éticos
  • Disseminar conhecimentos de novas maneiras de produzir a moda
  • Incentivar o consumo consciente de produtos e serviços
  • Reduzir radicalmente o impacto ambiental e social da indústria da moda

Considerando tudo isso, convidamos você a usar a plataforma com o mesmo espírito. De colaboração. De coletividade. Acrescentando coisas boas, ajudando a melhorar, dando opiniões e sugestões. E não apagando informações, nem ofendendo ninguém.

Vamos tratar os outros como queremos ser tratados.

Quer se tornar um membro premium?

Cadastre seu email e seja um dos primeiros a saber das novidades.