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Repetir roupa é legal!

Repetir roupa é legal! Repetir roupa é legal! Repetir roupa é legal!

Amo esse mantra, que vi pela primeira vez em um post da Fê Cortez, do Menos 1 Lixo.

Chega de reforçar o consumo desenfreado e a idéia de que peças de roupa são “descartáveis”. 

Ah, já usei, não dá para usar de novo…. Será mesmo?

E acho incrível como pessoas que são influentes e públicas, como a Jane Fonda, aparecem em eventos icônicos com roupas usadas em edições anteriores.

São perfeitos exemplos para provocar a mudança sem precisar de discurso, textão…

3 impactos negativos de NÃO repetir roupa:

  1. Alimentamos a cultura do consumo compulsivo. Com as tendências de cada coleção, cria-se a ideia que cada nova estação o guarda roupa está “velho” e que é preciso “atualizá-lo”. Gente, NÃAAO! As marcas devem ser além de tendências de moda! Inclusive acho esse conceito de “coleção” já meio ultrapassado… Para quem faz o meu curso, tem uma aula que eu explico como o designer é responsável por criar peças mais sustentáveis, o que envolve trabalhar mais com peças atemporais, e menos com tendência. Como diz a Renata Abranchs “Menos tendência, mais essência”
  1. Os recursos (e tecidos) estão cada vez mais escassos – Por isso digo que o tecido mais sustentável é aquele que já existe! 
  2. Mais roupa pra lavar – Ou seja, mais água gasta, mais produto de limpeza usado, e mais microplástico indo parar nos nossos mares…

Além das famosas repetindo roupa nos eventos babadeiros, eu também me inspiro muito na Patagônia.

Essa marca é um exemplo de atitude! Focada em roupas de esportes praticados na natureza, o seu conceito é: utilize o máximo que der o produto que comprar. A Patagônia é muito conhecida por oferecer o serviço de reparo vitalício das roupas que vende. 

Já pensou em fazer isso com a sua marca?

Reflita como você acha que sua marca pode contribuir para repetirmos mais, e comprarmos menos.

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