A decomposição de uma camiseta: Quando se fala do tema “ciclo de vida” e “economia circular” falamos de não gerar resíduos acumulados no mundo, e sim de transformar o “resíduo” e matéria prima para produzir novamente.
Bom, comecemos pela camiseta, um produto mais simples de entender como fazer isso ☺👕 Se a camiseta for feita de materiais naturais sem adição de nenhum químico em seu processo (cores, alvejamento, tingimento, aviamentos, etiquetas etc), e após o término da vida útil ela for descartada em uma composteira, ou na terra, considerando algumas condições específicas, ela vai se decompor, e virar alimento para a terra. Sim, são algumas variáveis nesse ciclo resumido que precisam estar alinhadas para isso acontecer.
A Vollebak vende uma camiseta batizada de “T-shirt de Planta e Alga”, essa da foto.
Produzida com fibras de bambu (liocel) e de linho, estampada com tinta a base de alga, e costurada com linha de poliéster (🤔) reciclado, segundo eles “ela se biodegrada na terra em 12 semanas e se transforma em comida de minhoca – você pode enterrá-la em seu jardim ou joga-la no lixo comum que vai para o aterro”.
Pensar na forma que uma peça pode se reintegrar ao planeta é responsabilidade do design de produto!
No Curso Moda Limpa falamos um pouco sobre o tema, e em breve falaremos mais profundamente como fazer isso na prática 🌱🍂
#modalimpa