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O que é mix de coleção

No planejamento de qualquer coleção ou lançamento de um produto de moda, uma das etapas que não pode faltar é a definição do mix de coleção. O mix de coleção nada mais é que a seleção e definição da linha de produtos sortidos que serão apresentados de forma conjunta. Isso é importante porque comercializar produtos de forma desconexa pode gerar desperdício de matéria-prima, acúmulo de estoque, e ainda dificultar a escolha do cliente.

Mesmo que você trabalhe com uma pequena cartela de peças ou com coleções-cápsula, é importante pensar na harmonia dos seus lançamentos, não só nas lojas físicas, mas também nos seus perfis de redes sociais e no e-commerce. Sabe quando você entra numa loja, física ou virtual, e sente uma confusão nas roupas, tudo junto e misturado?! Não dá vontade de comprar, né? Por isso, definir o mix de coleção é importante para todas as marcas, inclusive para brechós e lojas de aluguel de roupas.

É importante ter uma linha de raciocínio definida para pensar no mix que faz sentido para sua marca e para as pessoas que vão usar. Além de levar em consideração uma quantidade proporcional de partes de cima, partes de baixo, peças únicas e complementares, pense também em manter um equilíbrio entre peças de uso frequente, aqueles basicões que as pessoas sempre procuram (e que vendem mais), peças que fazem mais sucesso na sua marca, e uma ou outra peça com pegada mais “diferentona”, as chamadas conceituais. Leve em consideração também a variação nas faixas de preço! 

Ter um mix equilibrado e variado é importante para a sustentabilidade econômica do seu negócio, e claro, para a redução dos impactos da sua produção, afinal, a durabilidade começa a ser pensada no design! Se ligue nesses pontos de atenção: 

• Pense em peças atemporais, que façam sentido para o clima da sua localidade e possam ser usadas o ano inteiro. Mesmo que a sua coleção seja de “Verão”, os produtos podem ser pensados para fazer sentido também no inverno.

• Se você trabalha com tecidos e matérias-primas de segunda-mão, crie coordenação na coleção através de modelagens, cores, estampas e aviamentos que conversam. Para o seu mix ser coeso, não precisa ser tudo do mesmo tecido!

• Não se apegue tanto às micro tendências. Sempre tem aquela peça que “tá todo mundo usando”, mas será que faz sentido colocá-la na sua coleção? Se a gente está pensando em moda com propósito, isso deve estar também no seu mix de coleção! Pense qual é o propósito dessas peças para você e para seu público.

No curso Moda Limpa, temos um módulo inteiro dedicado ao entendimento de mix de coleção e produto, com muito material para baixar e te auxiliar na prática!! 

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