fbpx

Tintas vegetais

Quando pensamos em sustentabilidade nos processos produtivos da moda, muitas vezes focamos nossa atenção na produção de tecidos, e esquecemos de pensar nos processos que vão além. O tingimento é uma das etapas que mais consome recursos, como água e energia, e gera poluentes graças ao uso de componentes químicos. 

A maioria das tintas em grande uso na indústria da moda são feitas à base de petróleo, que podem não apenas contaminar água e solo como também gerar problemas de saúde para os trabalhadores. Por isso, sempre que possível, vale a pena substituí-las pelas tintas vegetais, que são menos abrasivas e geram menos impactos mesmo após o descarte da roupa, já que possuem componentes biodegradáveis. (No curso falamos um pouco sobre a história do tingimento para quem se interessar)

• A marca Etno Botânica possui uma linha de tintas vegetais próprias para tecidos de origem natural, como seda, lã, algodão e linho. É possível consultar toda a linha de produtos e opções de cores no site.

• A Mattricaria possui uma linha de corantes naturais para tecidos, que podem ser usados em tecidos naturais ou mistos. As tintas são desenvolvidas à base de materiais vegetais como mangaba, catuaba, romã, boldo e mais. A empresa também oferece cursos e materiais de estudo para quem quer aprender mais como aplicar as técnicas de tingimentos naturais. Saiba mais detalhes no site.

• No segmento de tintas para a técnica de serigrafia, a Fremplast Tintas possui a linha Eco-tex, livre de solventes e de formol, feita a base de água. Confira a linha de produtos no site . Atenção que essa linha não é natural, é só com menos produtos químicos!

• Se estiver procurando tintas para papel, para tingir cartões de visita e TAGS da sua marca, conheça a Mancha Orgânica, marca de tintas orgânicas composta por pigmentos extraídos de vegetais, nas cores urucum, açafrão, erva-mate e cacau. Conheça mais sobre os produtos no site.

• E não deixe de conferir nosso post com muitas dicas sobre onde aprender mais sobre tingimento natural aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *