fbpx

Trabalhar com resíduos?

[ONDE ENCONTRO RESÍDUOS?]

Essa é uma das perguntas capciosas que surgem quando falamos de trabalhar com resíduos na moda. Há um padrão de pensamento que logo imagina usar jeans👖 usados para fazer novas roupas. Ou câmara de pneu. 🚚


Há 2 “problemas” nisso: ⚡O 1o é que nem sempre é fácil ter acesso a um volume grande desse tipo de material. Caso você não tenha contato com empresas ou pessoas que descartem isso, é bem difícil conseguir sua matéria prima.


⚡O 2o problema é que já existem várias marcas LINDAS e boas fazendo esse trabalho. Claro ue ainda há espaço para novas, pois quanto mais marcas trabalharem com resíduos melhor será! Mas ao mesmo tempo a concorrência fica mais difícil, a chance de acabar copiando produtos também…

Um dos maiores desafios em trabalhar com resíduos é realmente saber enxergar QUAL resíduo trabalhar. ♻
E a melhor maneira de descobrir essa resposta é mapear a SUA rede pessoal de contatos. E assim se perguntar: quais resíduos estão a minha volta e eu teria fácil acesso?

Uma aluna nossa, a Nani, trouxe pra aula uma dúvida LINDA uma vez: ela era casada com um médico há muitos anos, e ele tinha muitos jalecos (aquele branco de poliéster) antigos sem uso, que ela foi guardando, e não sabia o que fazer com eles. OLHA AÍ QUE DESAFIO BOM!!
Em seguida vem outro desafio que é: criar a partir do resíduo que você tem acesso. E dessa forma efetivamente tirar o resíduo do “lixo”, e transformar ele em produto, prolongando a vida útil.

Isso requer ter a coragem de se despir dos desejos consumistas de criar “o que você quiser”, e também de não ser influenciado por produtos já criados a partir de resíduos (como as peças de jeans por exemplo). E aceitar que o material disponível para produção já vem com algumas definições do que é viável fazer.

Ih…esse tema dá paaaaaaaano pra manga rsrs

O que mais alem de jeans, câmara de pneu e sacos de ração podem ser usados para produzir moda?


Projeto LINDO das fotos: “Sustentação, o projeto arrecada fundos através da venda de bolsas para a compra de remédios e alimentos para os animais que vivem nas ruas das regiões de Bangu e Padre Miguel, no Rio. Feito por Wallace.”

Para saber mais do Projeto Sustentação acesse: https://www.instagram.com/projetosustentacao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *