Repetir roupa é legal! Repetir roupa é legal! Repetir roupa é legal!
Amo esse mantra, que vi pela primeira vez em um post da Fê Cortez, do Menos 1 Lixo.
Chega de reforçar o consumo desenfreado e a idéia de que peças de roupa são “descartáveis”.
Ah, já usei, não dá para usar de novo…. Será mesmo?
E acho incrível como pessoas que são influentes e públicas, como a Jane Fonda, aparecem em eventos icônicos com roupas usadas em edições anteriores.
São perfeitos exemplos para provocar a mudança sem precisar de discurso, textão…
3 impactos negativos de NÃO repetir roupa:
- Alimentamos a cultura do consumo compulsivo. Com as tendências de cada coleção, cria-se a ideia que cada nova estação o guarda roupa está “velho” e que é preciso “atualizá-lo”. Gente, NÃAAO! As marcas devem ser além de tendências de moda! Inclusive acho esse conceito de “coleção” já meio ultrapassado… Para quem faz o meu curso, tem uma aula que eu explico como o designer é responsável por criar peças mais sustentáveis, o que envolve trabalhar mais com peças atemporais, e menos com tendência. Como diz a Renata Abranchs “Menos tendência, mais essência”
- Os recursos (e tecidos) estão cada vez mais escassos – Por isso digo que o tecido mais sustentável é aquele que já existe!
- Mais roupa pra lavar – Ou seja, mais água gasta, mais produto de limpeza usado, e mais microplástico indo parar nos nossos mares…
Além das famosas repetindo roupa nos eventos babadeiros, eu também me inspiro muito na Patagônia.
Essa marca é um exemplo de atitude! Focada em roupas de esportes praticados na natureza, o seu conceito é: utilize o máximo que der o produto que comprar. A Patagônia é muito conhecida por oferecer o serviço de reparo vitalício das roupas que vende.
Já pensou em fazer isso com a sua marca?
Reflita como você acha que sua marca pode contribuir para repetirmos mais, e comprarmos menos.